O Brasil em Síntese reune informações que permitem traçar um panorama nacional sob a forma de gráficos e tabelas, apresenta dados sobre território, população, educação, trabalho, habitação, agropecuária, indústria, comércio, serviços e contas nacionais.

Variação percentual anual média da produtividade do trabalho, do valor adicionado, do número de pessoas ocupadas e do salário médio mensal das empresas comerciais, por segmento do comércio - Brasil - 2007 a 2014

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio, Pesquisa Anual de Comércio 2007-2014.

Nota: 1. Os valores adicionados do comércio de veículos, peças e motocicletas, do comércio varejista e do comércio por atacado de material de construção foram inflacionados pelos deflatores de preço implícitos da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC - para o ano de referência 2014. Para as demais atividades de comércio por atacado, utilizou-se a variação de preços do valor adicionado bruto a preços básicos do comércio.

(1) Valores calculados pela divisão do valor adicionado real pelo total de pessoal ocupado nas empresas. O valor adicionado é calculado sem os ajustes metodológicos das Contas Nacionais, que incluem a análise e o tratamento dos elementos do consumo intermediário e estimativas para a produção de autônomos e unidades produtivas da economia informal.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística