O Brasil em Síntese reune informações que permitem traçar um panorama nacional sob a forma de gráficos e tabelas, apresenta dados sobre território, população, educação, trabalho, habitação, agropecuária, indústria, comércio, serviços e contas nacionais.

Variação (%) real da receita operacional líquida por segmento de serviço Brasil - 2007 a 2013

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio, Pesquisa Anual de Serviços 2007-2014.

Nota: A variável valor adicionado bruto foi inflacionada, para o ano de referência 2014, de acordo com nota técnica Revisão das Contas Nacionais Trimestrais no 3º trimestre de 2013 (REVISÃO ..., 2013).
Importante ressaltar que os valores resultantes devem ser lidos como aproximações que pretendem indicar a ordem de grandeza da evolução das estatísticas apresentadas, uma vez que não há no Brasil, para as atividades de serviços cobertas pelo âmbito da pesquisa, índices perfeitamente adequados a cada atividade, conforme recomendaria o máximo rigor metodológico.
REVISÃO das contas nacionais trimestrais no 3o trimestre de 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. 3 p. Nota técnica. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/destaques/2013_11_07_revisao_cnt.shtm>. Acesso em: ago. 2016.
(1) Valores calculados pela divisão do valor adicionado real pelo total de pessoal ocupado nas empresas. O valor adicionado é calculado sem os ajustes metodológicos das Contas Nacionais, que incluem a análise e o tratamento dos elementos do consumo intermediário e estimativas para a produção de autônomos e unidades produtivas da economia informal. (2) A definição das atividades que compõe esse segmento difere da utilizada pelas Contas Nacionais.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística